sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Tecnologia e o ser humano


O mundo ao longo dos anos sofreu mudanças drásticas em relação aos avanços da tecnologia. Criamos máquinas que nos fizeram produzir mais em menos tempo. E o que fizemos com o tempo que sobrou? Ora, produzimos mais. Esforçamos-nos todos os dias para ganhar tempo e, infelizmente, utilizamos esse tempo para trabalhar ainda mais. É claro que facilitou o nosso modo de viver, porém nos restringiu a liberdade, e a forma de relação interpessoal que ao invés de conversarmos ao vivo, utilizamos o computador como meio mais "facilitado".

A tecnologia não nos traz malefícios, o problema esta com o ser humano que utiliza a apenas para o lucro, substituindo funções humanas nas indústrias, aumentando o stress do cotidiano das cidades, causando o desemprego, aumentando a devastação, poluição, e ao final o mundo é o pagador por nossos erros...

Temos mais liberdade de expressão do que antigamente, sim, porém algo mudou? não... Hoje você pode falar o que quiser de um governo, fazendo protestos ou provando que há roubos e falhas, que este mesmo fará com que você fique calado movendo escoltas e guardas para protegê-los. 

Mudar o pensamento de uma pessoa sobre uma pequena ação, que poderá futuramente beneficiar a população é mais difícil que criar um novo método de ganhar dinheiro fácil, pois a atual realidade que nos encontramos hoje é movida pelo Sistema Monetário, esta grande força que muitos desconhecem e que domina o mundo.

A Tecnologia é a melhor "força" que o humano conseguiu inventar, estes avanços tecnológicos poderiam ser maiores se não fosse à igreja da idade média, que por cerca de décadas proibiu a liberdade de expressão, causando a morte de diversas pessoas. Este assunto abriria um leque de discussões que não vêem ao caso nesta analise. As guerras, por exemplo, beneficiaram a evolução da tecnologia, mas o objetivo principal eram os armamentos de combate, ou seja, dias de planejamento, semanas de construção, meses de aperfeiçoamento, segundos de destruição... essa é a nossa realidade.

Somos totalmente dependentes da energia elétrica, e dos alimentos que são fornecidos em supermercados. A má alimentação com fast foods e a atual realidade dos jovens de hoje causa espanto a quem vivia há uns 50 anos atrás. Então pensamos, o mundo esta evoluindo?

De certa forma sim, porém a dependência da tecnologia cresce cada vez mais, até que um dia não saberemos mais de onde viemos, e como sobreviver caso algo aconteça.

As fontes renováveis são apenas uma desculpa para dizerem que não foi inventado nada a favor da natureza, ou você acha que o pensamento dos políticos hoje, é de salvar vidas ou de criar novas usinas nucleares para o lucro? Por esse e diversos outros motivos que é praticamente impossível que haja paz no mundo de hoje... Sempre haverá a disputa por dinheiro, terras, avanços tecnológicos, entre outros, pois a concorrência ao lucro é a base do Sistema Capitalista.

Entendo que grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações, pois não devemos apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar, porém por quanto tempo?



Contudo, esperamos que este pensamento não passe de uma eterna utopia, das poucas pessoas que acreditam na mudança deste obscuro mundo de hoje...

By Will

“Não é um deus que julga as pessoas, mas é a própria pessoa que faz o julgamento de si mesmo”


10 comentários:

  1. Não acredito que a tecnologia distorcerá o pensamento humano ao ponto dele não saber de onde vem, esquecer suas raízes e sua cultura. Isso ja era feito a muito tempo atraz por meio de outros dispositivos poderosos, como a Igreja.
    Sim, realmente, ja poderíamos estar explorando o espaço se não fosse a maldita idade média e a igreja.
    Devemos também considerar que mesmo nas guerras, além da evolução tecnológica benéfica e o aumento do poderio bélico de nosso mundo, aprendenos a canalizar a experiência... Não acho que a tecnologia traz desemprego em massa, pelo contrário, proporciona vários horizontes para novas áreas de trabalho e conhecimento. Não podemos "julgar" o emprego de tecnologia no mercado de trabalho se o ser humano que foi "substituido" não foi capaz de acompanhar a evolução, ficando para traz quando devidiu se tornar obsoleto em termos de conhecimento.
    Livres nós não estamos enquanto o Sistema Monetário vigente estiver regulando todos os nossos esforços. Algumas pessoas dizem que é culpa da tecnologia termos desemprego e consequentemente miséria, pais de famíloa substituidos por uma maquina. Isso ocorre porque o Sistema Monetário apenas gratifica o vencedor e não todos os concorrentes. A fantasia criada na premissa que a concorrência gera evolução esta inserida na cabeça da maioria das pessoas, e não o trabalho em conjunto.

    ACREDITO QUE A TECNOLOGIA É A UNICA COISA QUE NOS DA A REAL LIBERDADE E O PODER SOBRE TODAS AS OUTRAS COISAS. ELA NOS PERMITE COMUNICAÇÃO ALONGA DISTÂNCIA, ATRAVESSAR OCEANOS VOANDO OU NAVEGANDO, SABER SOBRE NOTICIAS EM TEMPO REAL SOBRE O QUE OCORRE NO OUTRO LADO DO PLANETA E NOS DA A REAL CHANCE DE MUDARMOS E SALVARMOS O MUNDO TODO. ESSE É O PODER DE NOSSA CRIAÇÃO

    Agora...sobre o uso que o ser humano faz da tecnologia...é outra história...

    ResponderExcluir
  2. Tiago, entendo e respeito a sua analise em termos de a tecnologia gerar novos empregos e novas áreas de pesquisas, que poderão nos beneficiar mais tarde, porém devemos considerar que existem pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender, ou que não tem a possibilidade de estar convivendo com essas tecnologias, e são demitidas de suas funções. Com isso ficará cada vez mais dificil sustentar uma familia e ao mesmo tempo se adequar a atualidade, no caso de familias de baixa renda.

    O trabalho em conjunto pode existir, mas enquanto vivermos no sistema capitalista, sempre existirá a competição, ou seja, alguem vence e outro perde, mesmo que haja uma cooperação em uma empresa, haverá disputa entre outras, e o resultado disso são as demissões, falência e principalmente a desigualdade social.

    Apesar de termos diferentes analises e opiniões, a sua ultima frase diz tudo sobre a atual realidade em que vivemos...

    Obrigado pelo comentário,
    Abraço,

    ResponderExcluir
  3. Podemos comparar a Sociedade a Biosfera ou Meio Ambiente...como desejar chamar. Na natureza, os animais farcos, debilitados, machucados e os que não são capazes de resistir a uma mudança climática, comportamental ou "social" (que é o caso de humanos), são destruidos e esmagados pela própria Natureza. A extinção de certas espécies é de certa forma inevitável (quando se trata da mecânica natural do sistema da nossa biosfera, não caça predatória) para completar o ciclo de transformação das espécies restantes, seja para criar novos animais ou para remove-los de ves do ambiente da terra. E veja só, na natureza todos os animais possuem a chance e a força para contornar a situação e se adaptar, porque seria diferente com os humanos dentro dos nossos ambientes Sociais?

    Parece que o que eu digo é frio, sem sentimento ou que provém de uma máquina, mas na verdade é um fato! O ser humano construiu essa maquina chamada sociedade e dentro dela quem não se adapta a este ambiente, independente de como fará isso, esta adaptação, fica para traz e se torna obsoleto, consequentemente é removido do quadro da evolução das coisas e não contribui para o crescimento do resto do planeta.

    Presenciamos esse tipo de atitude de exclusão quando passamos por um mendigo na rua. Nós o desprezamos, ignoramos a presença dele, mesmo sabendo e estando cientes que ele é um ser humano como nós, feito dos mesmos componentes quimicos que nós, feito do mesmo poder que a religião coloca para seus fiéis. Mas o que ocorre é a exclusão desse indivíduo quase que "naturalmente" dentro do sistema chamado SOCIEDADE.

    Capaciade todos possuem igual! Tirando aquelas pessoas que nasceram com deficiências mentais. Mesmo as com deficiências fisicas permanecem na "cadeia alimentar" da sociedade como predadores...
    Claro que se considerarmos que o maior predador que destroi e devora todo o potencial humano é o SISTEMA MONETÁRIO, que causa a pobreza do mendigo e a nossa ignorância em ignora-lo, temos o que combater e o que desejar mudar.
    A civilização ja passou por mudanças drásticas em sua cultura de sociedade e podemos fazer de novo, com ou sem a tecnologia!!

    ResponderExcluir
  4. Não há como comparar os animais aos humanos... Há diferentes aspectos que não podemos considerar na natureza em relação aos animais...
    Os animais se adaptam a natureza, mas como os humanos podem adaptar-se a um sistema de governo que simplesmente força a sociedade a mudar draticamente e favorece a alta renda?

    A mudança pode favorecer a evolução da humanidade, mas pensar apenas nisso (como você sempre faz) é apoiar o sistema em que vivemos (capitalista), as consequencias disso serão as mesmas situações que vivemos hoje, ou seja, pensar apenas na evolução e tecnologia vai mudar o modo em que vivemos? ao contrario, a desigualdade social aumentará mais ainda e o governo irá se apoderar mais dos avanços para gerar lucro. Quanto mais pensarmos desse jeito, mas o governo ganhará poder.

    A exclusão social é um fato sim a mudar, mas ficar criticando a sociedade e pensar apenas na evolução, é discriminar mais ainda estas pessoas, e andar pra trás no pensamento de mudança da sociedade...

    ResponderExcluir
  5. Não estou defendendo o capitalismo e nem sendo evolucionista ao extremo. Mas sim, defendo a evolução tecnológica como salvação e não como destruição.
    Só tentei esclarecer os fatos mais que comprovados por todos nós, mas tu levou para o lado pessoal (como sempre faz)... ¬¬

    ResponderExcluir
  6. hahhahahaahha, agora tu és o inocente da história...hahhahahahaha, não levei pro lado pessoal, só estou dizendo que este seu pensamento não irá mudar o meu modo de ver a sociedade... iriamos dicutir por decadas pois cada um tem sua opinião referente a este assunto. :P

    Entendo sim, e tambem defendo a tecnologia, mas o problema principal esta, como vc mesmo disse, em como o ser humano a utiliza, e isto pode sim, afetar toda uma humanidade, ou seja, a si mesmo...

    :D

    ResponderExcluir
  7. Exato! E como humano que afirma que isso não mudará seu pensamento, você se coloca como um elemento que não deseja mudar o mundo?
    Entendo que "Justiça", "Honestidade" e "Verdade" absolutas não farão uma grande mudança a longo prazo e muito menos a curto prazo.
    Sendo mais direto ao ponto, o que resolveria a situação, seja no mundo e na nossa discusão, seria a erradicação completa de todos os humanos que são incapazes de se tornar algo útil para a civilização, ou seja, a erradicação de boa parte da civilização em si.
    O bom é que tu admite que discutiriamos por décadas e isso é uma estimativa muito boa, presumindo que vamos viver mais que esse tempo, chegará o dia que tu mudará... :D

    ResponderExcluir
  8. Erradicação completa de todos os seres humanos incapazes??? hahahahahaha

    Digamos que em algum momento de sua vida aconteça algo que o impossibilite de fazer a sua rotina basica, ou que modifique a sua mente ou corpo... você gostaria de ser excluido da sociedade, sem ao menos ter a chance de mudar isso?

    Ninguem tem o direito de interferir na vida do outro, mesmo que isso pudesse "evoluir", no seu pensamento, a população...

    Minha opinião não mudará referente a este assunto...

    ResponderExcluir
  9. Eu gostaria de ser removido do mundo sim. Um peso morto não faz diferença. Uma vez que eu for incapacitado de minhas funções mais basicas, me tornarei algo obsoleto. De forma alguma perderei a chance de mudar isso, ao menos que eu perca de vez a minha mente por completo... ai ja é outra história!

    Deu pra ver que tu considera algumas deficiências fisicas como "incapacidades", considerando o ser humano incapaz quando encontra alguma dessas dificuldades que modificaram seu corpo... Não pode esquecer que a mente é o dispositivo mais poderoso que temos...

    Tua opinião não mudará, ela assimilará novos conceitos :D

    ResponderExcluir
  10. Cada um tem a sua opinião Tiago...
    Pode sim, ganhar novos conceitos, mas a base sempre seguirá a mesma, referente a este assunto, que já foi comentado nos posts anteriores...

    Obrigado pelo comentario...

    ResponderExcluir